Menu
Seções
Terceiro Domingo da Quaresma
13 de março de 2020 Destaque

“Quem beber da água que eu lhe darei, jamais terá sede…”

3º. domingo da Quaresma

Evangelho de João 4,5-42

Dirigente – Jesus está sentado, sozinho, junto ao poço de Jacó, em plena Samaria. Os discípulos tinham ido à
cidade para comprar alimento. Chega uma mulher samaritana para pegar água.

Jesus quebra os preconceitos de raça e religião e vai-se revelando aos poucos. Provoca o diálogo pedindo
água. A mulher estranha, pois “os judeus não se dão bem com os samaritanos”. Jesus rompe os preconceitos
de raça e, para continuar o diálogo, excita a curiosidade da mulher a respeito do conhecimento do dom de
Deus e da sua pessoa.

A mulher, mesmo entendendo pouco, se abre ao diálogo. Jesus desvenda a vida da mulher. Ela vivia a
insatisfação existencial, de quem ainda não encontrou aquilo que procura: havia tido “cinco maridos” e,
naquele momento, convivia com outro homem”. Jesus revela a Samaritana o seu pecado e a faz refletir sobre
sua vida. Jesus toca em seu coração: “Ele me disse tudo quanto tenho feito”.

Aqui, a mulher já intui que Jesus é maior que o pai Jacó. Jesus, então, lhe promete a água viva, água que mata
a sede para sempre e, mais que isto, a água do seu Espírito, a força que vem de dentro e jorra para a vida
eterna.

Aí, ela percebe que Jesus é um profeta e levanta a questão religiosa do verdadeiro Templo, onde se deve
adorar, se é no Templo dos samaritanos, ou no Templo de Jerusalém. Jesus acaba com o preconceito religioso,
dizendo que chegou a hora de esquecer o Templo e adorar a Deus em espírito e verdade. Jesus leva a mulher
a ver nele o Messias.

Lendo e relendo o Evangelho vamos observar por onde Jesus começa a falar aos samaritanos e até onde ele
vai. Vamos observar também como a mulher e os outros samaritanos vão enxergando Jesus cada vez melhor.
Sabemos quem é Jesus, mas talvez ainda não o tenhamos falado com Ele, e ainda não o reconhecemos como
nosso Salvador.

Este tempo da Quaresma é o momento para nos aproximarmos dele, encontrá-lo na oração
em um diálogo direto, falar com Ele, ouvi-lo e também o momento para ver o seu rosto no rosto de um irmão
que sofre. Assim, podemos renovar em nós a graça do Batismo, matar a sede na fonte da Palavra de Deus e
do seu Espirito Santo.

Reflitamos:

1. Pelo testemunho da mulher, os samaritanos acolheram Jesus, muitos creram nele e chegaram à
profissão de fé em Jesus como o Salvador do mundo. Como acolhemos Jesus em nosso testemunho
cotidiano em nossas inquietudes e impaciências?
2. Jesus aproximou, acolheu, dialogou e saciou a samaritana que tinha sede de uma água pura. Minhas
atitudes em relação ao próximo são parecidas às de Jesus?
3. Como preencher o vazio causado pela ausência de valores? Qual a nossa sede?
4. O que você quer dizer ao Senhor neste momento?
Senhor, nós suplicamos que direcione o Seu olhar compassivo, para cada um de nós, e ajudai-nos a buscar nos
sacramentos a água viva de que tanto precisamos para sermos missionários da esperança.

Concluindo a nossa reflexão, com essa água que Jesus oferece e que sacia para sempre, rezemos um Pai Nosso
e uma Ave Maria.

** Reflexão do Evangelho preparado pela Maria Ilda de Mendonça ( Pedagoga , Formada pelas Paulinas / FAJE Bíblia em Comunidade , Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação Maria Serva , Coordenadora do Terço Praça do Coreto Setor III – N.Sra. Visitação , Membro da Equipe Setorial Maria Serva ).

Deixe um comentário
*