Search
Saturday 24 August 2019
  • :
  • :

Momento reflexão evangelho 21/07/19

Caros paroquianos ( as ),

Paz e bem!

Alegria em compartilhar com vocês o roteiro com a reflexão do evangelho do próximo domingo (21/7)

Convide seus familiares para rezar conosco

Amém !!!

Padre Gleicion

19/07/19

* Roteiro preparado pela Maria Ilda Mendonça *
Leitura Orante: 
Lc 10,38-42 – Marta e Maria recebem o Mestre.

Preparação do ambiente
Colocar em destaque a Bíblia aberta e uma vela acesa.
Acolhida e canto 
Dirigente – O Senhor nos chama, bate a nossa porta e como Marta e Maria, espera de nós uma atitude: contemplá-lo ativamente e servi-lo ativamente contemplando-O. Eis, pois, o convite do evangelho das imãs de Betânia.
Recordação da Vida
Como está a acolhida em nossa vida? Somos bem acolhidos na família? Na Igreja? Nos postos de saúde? Nas repartições públicas? Somos acolhedores? Quais as situações que percebemos em nossa realidade nesta semana que poderia ter sido melhor se houvesse mais tolerância.
A Palavra de Deus nos ilumina
Dirigente – Vamos ouvir atentamente o que o Senhor vai nos ensinar. No silêncio do coração, coloquemo-nos na presença do Espírito Santo e nos abramos aos seus ensinamentos, que nos são ofertados mediante uma leitura atenta e compromissada do trecho do evangelho proposto para a reflexão
Canto – Palavra de Salvação somente o céu tem pra dar, por isso o meu coração se abre para escutar! (Bis)
1) Leitura – Evangelho Lucas 10, 38-42
Dirigente – O que diz o texto? 
Repetir uma frase, uma palavra (não é momento de interpretação do texto)
Quais as palavras que se repetem no texto?

Incentivar a partilha, caso seja em grupo.
2) Meditação (Atualização da Palavra)
Dirigente 
• O que esta palavra diz pra mim?
• Com qual das personagens você mais se identifica?
• Quais são as prioridades da sua vida? Será que escolheu a melhor parte?
• Hoje vivemos em grande velocidade. Tudo deve ser rápido. “Tempo é dinheiro”, mas como é possível, neste ritmo, guardar tempo para as coisas essenciais? Como é possível encontrar espaço para sentar aos pés de Jesus?
• O que é que você entende por hospitalidade e acolhimento? Esta leitura sugere que o verdadeiro acolhimento não se limita a abrir a porta, mas em “perder” tempo para estar com o outro, para o escutar.
• Jesus, contra os costumes da sua época, aceita Maria como discípula. Será que você teria a mesma coragem de Jesus?

Silêncio …
Incentivar a partilha, caso seja em grupo
3) Oração 
Proclamar novamente a Leitura
Dirigente – Releia lentamente o Evangelho. Dialogue com Deus, apresente a sua vida, a sua correria, a sua luta cotidiana. Deus entende as pressões cotidianas e o cansaço que pode submergir. Apresente-lhe tudo o que está preocupando. Encontre algumas palavras que ressoam em você.
Silêncio…
Momento de falar com Deus – Preces
Após cada prece responder: Senhor, ouve a minha prece.

Dirigente – Devemos acolher o outro em nosso coração, na nossa vida. Dar do nosso tempo e atenção para ouvi-lo, não rejeitar ninguém, abolir os preconceitos…
A única coisa necessária em nossa vida é o amor, o qual demonstramos tanto na ação quanto na escuta e se expressa, na acolhida.

4) Contemplação 
Dirigente – Contemple o privilégio de ficar sentado aos pés de Jesus, escutando e aprendendo tudo aquilo que ele tem para revelar. Deixe-se maravilhar pelas novidades que Jesus lhe vai mostrar.
Qual o meu olhar do mundo a partir da Palavra?
Silêncio…
Pai Nosso
Após cada momento entoar o refrão do canto proposto.
5) Encerramento 
Dirigente – Convido a todos a fazer um propósito de alguma prática que possa ser uma transformação em nossa vida até o próximo encontro. E que Deus possa nos abençoar:
Todos: “Senhor, nós vos agradecemos por vivenciarmos este encontro tão belo que nos faz viver como Comunidade. Depois de tudo o que ouvimos e partilhamos possamos sentir que o Senhor esteja sempre perto de nós e nunca nos abandone. Que a sua benção desça sobre nossas famílias para servirmos com alegria e amar como fez a Sagrada Família de Nazaré. E que o Evangelho seja causa do nosso serviço e possamos testemunhar as vossas maravilhas ao mundo todo. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo! Amém”.
Dirigente – Vamos em Paz e que o Senhor nos acompanhe!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *