Search
Thursday 12 December 2019
  • :
  • :

Leitura Orante 10/11/2019

Leitura Orante 10/11/2019
Lc 20,27-38 –
Preparação do ambiente

Colocar em destaque a Bíblia aberta e uma vela acesa.

Acolhida e canto

Dirigente – Estamos nos aproximando do final do ano litúrgico. O texto nos oferece uma rica reflexão sobre a ressurreição dos mortos. Muitos cristãos hodiernos pensam como os saduceus (Formado pela aristocracia laica e sacerdotal, eles constituíam a elite econômica, social e religiosa da sociedade judaica nos tempos de Jesus. Eram colaboracionistas dos romanos, uma estratégia para não colocar em risco seus interesses. Só admitiam o Pentateuco como livro sagrado, pois não entendiam o que era ressurreição).

Recordação da vida
Conhece alguém que ironiza o tema da ressurreição? Jesus tira sua própria conclusão, numa afirmação decisiva para nossa fé: “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para Ele”. Você concorda com esta afirmativa?

A Palavra de Deus nos ilumina

Dirigente – Vamos ouvir atentamente o que o Senhor vai falar. Somos impelidos a contemplar e adorar o Deus da vida que realiza seus sinais de salvação em nós a todo instante.

Canto – Aleluia!Aleluia!Aleluia!Aleluia!
Fala senhor que te escuta teu servo.
Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Tu tens palavras de vida eterna.
Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!

1) Leitura – Evangelho Lucas 20, 27-38

Dirigente – O que diz o texto? O que o texto nos apresenta? O que é que lhes dá a coragem para enfrentar as exigências dos seus algozes?
2) Meditação (Atualização da Palavra)

Dirigente:
1) O que esta palavra diz pra mim?
2) Como esta Palavra alimenta a nossa fé?
3) Como alimentar em nós e nos outros o desejo, a expectativa e a esperança da vida plena e nova, sustentada pelo amor de Deus, depois da morte?
4) Quem acredita na ressurreição pode deixar-se paralisar pelo medo?
Silêncio …
Incentivar a partilha, caso seja em grupo

3) Oração (Proclamar novamente a Leitura)
Dirigente – Releia lentamente o Evangelho, com calma. Pare um pouco e veja o que esta Palavra sugere. O que Jesus quer mostrar? Anote o que mais tocou em você! Assim você vai recolhendo o que ficou e poderá repetir oportunamente.
Deus é fonte inesgotável de Vida e acolhe a todos em seu amor de Pai e Mãe.

Silêncio…

Momento de falar com Deus – Preces

Após cada prece responder: Vivamos o amor, para experimentar antecipadamente a alegria do céu.

Dirigente – Ressurreição é transformação da vida humana em outra realidade para além do tempo e da história. É vida plena em Deus.
4) Contemplação
Dirigente – Prof. Aíla Luzia Pinheiro de Andrade (mestre e doutora em Teologia Bíblica) nos brinda com uma pista de reflexão enfatizando que: “Uma boa imagem para se pensar a ressurreição é a metáfora da borboleta. Uma lagarta entra no casulo e, depois de um tempo, transforma-se em borboleta. A antiga lagarta passará a viver uma vida nova numa nova roupagem, já não estará mais presa ao chão”. Recolha a esta imagem e reflita:
1) Quando vou começar a viver como ressuscitado? Há na vida muitas coisas pequenas ou imensas que vão morrendo e nascendo de novo, diferentes, melhores, reconciliadas…
2) Que sinais de ressurreição vou vislumbrando no meu cotidiano?
3) Sou militante em favor da vida, ou alimento a cultura da morte: julgamentos, intolerância, preconceitos…?
Silêncio…

Pai Nosso

Após cada momento entoar o refrão do canto proposto.

5) Encerramento

Dirigente – Desde que nascemos, convivemos com a vida e a morte. Às passagens pelas várias etapas da existência humana correspondem perdas e conquistas. Para haver ressurreição, passagem para uma vida melhor, faz-se necessária a morte. Vida e morte, duas irmãs inseparáveis, são parte de nossa experiência terrena e nos acompanham no dia a dia.
O que importa é viver a vida com essa certeza de que a vivemos para Deus, aproveitando cada minuto para praticar o amor, a única virtude que levaremos para a Ressurreição. Quem viver assim, não morrerá jamais!

*** Colaboração da Maria Ilda de Mendonça – Pedagoga / Teóloga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação – Coordenadora Terço Praça Coreto Setor III N. Sra Visitação / Paroquiana Maria Serva ***




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *