Mês da Bíblia – Setembro/2020
Livro do Deuteronômio
Lema: “Abre a tua mão para teu irmão” (Dt 15,11)
3º. Encontro – Escolha, pois, a vida Leitura – Dt 30,11-20
O texto de Deuteronômio Deus não pode impor ao seu povo a escolha de vida, mas faz de tudo para persuadi-lo a fazer suas escolhas de forma acertada.
A fidelidade aos mandamentos garante uma vida digna para todos e orienta a pessoa a ter uma relação sadia consigo mesma, com o outro, com Deus e com a natureza.
Observe os versículos 19-20: “pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida”.
Há dois caminhos muito definidos diante de cada um de nós, a vida e a morte, a benção e a maldição. A escolha sobre qual deles iremos trilhar é nossa, não de Deus. Há um bom e maravilhoso projeto de Deus para nossa vida, mas a escolha de vive-lo ou não, está em nossas mãos.
Escolha a vida e a benção, pra que tudo vá bem em sua vida.
Temos uma certeza e a uma confiança: de que o amor de Deus é incondicional, ao ponto de conceder ao ser humano o livre arbítrio de seus atos.
O texto bíblico “Escolha, pois, a Vida” (Dt 30,19) quer nos levar a tomar uma atitude pessoal e social em favor da vida humana, contra a cultura de morte que se infiltra no coração das pessoas, comprometendo os valores cristãos, morais e éticos.
De fato, a realidade atual nos desafia. Mesmo com todos os avanços conquistados pela humanidade, nos últimos tempos, ainda precisamos lutar pela defesa da vida.
• Quais sãos as consequências de optar pela vida ou pela morte?
Rezar um Pai Nosso
Participem!!!
• Material extraído do fascículo do Serviço de Animação Bíblica – Mês da Bíblia 2020 – SAB – Paulinas
Publicação: Pascom/Pastoral da Comunicação E Equipe Setorial