Search
Sunday 25 July 2021
  • :
  • :
Última Atualização

Eu sou o caminho, a verdade e a vida

5º. domingo da Páscoa

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida”

Neste texto de João 14,1-12 percebemos que Jesus começa a se despedir de seus discípulos e os convida a participar de uma realidade nova, a vida eterna. Que experiência profunda vivenciamos: sermos amados por Deus. Nós que somos seus
discípulos, somos convidados a participar dessa realidade. O clima de despedida, com os discípulos inquietos e preocupados se transforma com as palavras de Jesus: “Não se perturbe o vosso coração”. O coração de uma comunidade que crê dever ser tranquilo, amoroso. Devemos ter uma fé renovada e ressignificada. Jesus é o caminho que leva ao
Pai, a verdade que veio do Pai e a vida do Pai em nós.

Durante o tempo da Páscoa, nós reaprendemos o seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo, e mesmo com a dúvida de Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vai. Como
podemos saber o caminho?” Jesus mostra-se como o verdadeiro caminho.

É vivendo como Jesus viveu, que conhecemos o seu caminho, e encontramos a vida e a verdade
às quais Ele nos conduz.

Depois da pergunta de Tomé, temos a pergunta de Filipe: “Mostra-nos o Pai, isso nos basta”
Ora, qualquer pessoa piedosa, quer conhecer Deus – que Jesus costuma chamar de Pai. Agora, Jesus explica a Filipe: “Quem me viu, viu o Pai”.

Há em cada um de nós o desejo de saber e conhecer o caminho. Os tempos atuais têm assustado a humanidade, nós precisamos chegar a Jesus. O caminho a ser percorrido, a
verdade a ser anunciada, e a vida a ser vivida, como dom maior de Deus, deve ser marcada pelo amor, pela solidariedade, pela compaixão, pela fraternidade, pelo perdão e pelo cuidado.

Jesus não é apenas o caminho, mas é também a verdade. Ele é a verdade em pessoa, no sentido de que Ele é o único que revela o Pai.

Hoje buscamos o caminho a seguir, a verdade que dá sentido ao caminhar e a vida plena.

Assim Jesus ao dizer “Eu sou a vida”, Ele se coloca como sendo a fonte da vida que se opõe à morte. Assim podemos refletir:


➢ Qual o caminho mais correto para viver?
➢ Qual a verdade mais segura para orientar-se?
➢ Qual o segredo mais esperançoso da vida?

Jesus é a resposta, que reforça a certeza de que Ele é o único mediador entre Deus e a humanidade. Senhor, neste dia e sempre faça que trilhemos em seu Caminho!
Crer, confiar e seguir Jesus, é o caminho onde o coração atribulado e inquieto encontra refúgio e luz.

Texto: Colaboração da Maria Ilda Mendonça / Pedagoga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação / Coordenadora do Terço da Praça Coreto Setor III Nossa Senhora da Visitação / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas / FAJE Faculdade Jesuíta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *