Search
Tuesday 16 July 2019
  • :
  • :

0 CRISTÃO DEVE SERVIR, PARTILHAR E OFERECER A VIDA

Revivemos a Páscoa de Jesus. Sua morte e ressurreição nos mostram um novo caminho, na sua ENTREGA. Ele arrancou nossas misérias e nos conduziu ao coração misericordioso de Deus; onde toda culpa de nossos primeiros pais no paraíso (Adão e Eva) foi exterminada! Era preciso cumprir a vontade do Pai! Em Jesus toda treva se fez Luz; renascemos para uma NOVA VIDA!  Por Cristo, com Cristo e em Cristo somos chamados ao serviço do REINO…

Nossa Igreja Católica neste ano de 2018 juntamente com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) promove o ANO NACIONAL DO LAICATO onde somos sujeitos na “Igreja em saída”, como leigos e leigas convocados ao anúncio da PALAVRA e a VIVÊNCIA DA FÉ! Pedido este, feito pelo nosso Papa Francisco de fazer crescer a consciência da identidade e a missão dos leigos na Igreja. O intuito geral é celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos no Brasil, assim como aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão para testemunhar Jesus Cristo no seu Reino e na nossa sociedade! O lema proposto é inspirado em Mt 5, 13-14  “Vós sois Sal da Terra e Luz do Mundo”  que nos insere a fecunda e produtiva presença de Jesus no mundo.

O ano do leigo pretende também dinamizar o estudo e a prática do Documento 105 da CNBB, sobre “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”, bem como demais arquivos do Magistério da Igreja, em especial do Papa Francisco, sobre O LAICATO, e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos como “sal, luz e fermento” na igreja e na sociedade. Ao longo deste ano, serão também comemorados os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos realizado em 1987 e da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo em 1988. Documentos estes de suma importância e valorização do papel do leigo dentro da Igreja. Vale muito a pena conhecer e estudar estes documentos…

Convido vocês, leigos e leigas de nossas paróquias e comunidades, a verdadeiramente conhecer os seus papeis dentro da comunidade paroquial, cuja presença e força construirão uma IGREJA EM SAÍDA onde em nossos lares, em nossos trabalhos seremos reconhecidos como verdadeiros irmãos! Basta de violência, de ganância, de HIPOCRISIA, vamos buscar uma nova vida assumindo nossas responsabilidades RELIGIOSAS, SOCIAIS E POLÍTICAS para um NOVO TEMPO COMO IGREJA VIVA E DE COMUNHÃO! Pense nisto… Que a Páscoa do Senhor nos ilumine nesta nova jornada!

Reza comigo

Ó Trindade Santa, / Amor pleno e eterno, / que estabelecestes a Igreja como vossa “imagem terrena”: Nós vos agradecemos / pelos dons, carismas, / vocações, ministérios e serviços / que todos os membros de vosso povo realizam / como “Igreja em saída”, / para o bem comum, / a missão evangelizadora / e a transformação social, /no caminho de vosso Reino. Nós vos louvamos / pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil / sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / santidade e ação transformadora. Nós vos pedimos, que todos os batizados / atuem como sal da terra e luz do mundo: / na família, no trabalho, / na política e na economia, / nas ciências e nas artes, / na educação, na cultura e nos meios de comunicação; / na cidade, no campo e em todo o planeta, / nossa “casa comum”. Nós vos rogamos que todos contribuam/ para que os cristãos leigos e leigas / compreendam sua vocação e identidade, / espiritualidade e missão, / e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade/ à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Por isto vos suplicamos / pela intercessão da Sagrada Família, / Jesus, Maria e José, / modelos para todos os cristãos. / Amém! (Pai Nosso e Ave Maria)

 

Padre Gleición Adriano da Silva 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *