Search
Monday 20 January 2020
  • :
  • :

Terceiro Domingo do Advento

És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?

Mt 11,2-11

Dirigente – Neste “3º Domingo do Advento” conhecido na história da Igreja como o Domingo “Gaudete”, o domingo da alegria. Esta é a atitude que deve permear neste domingo. Para nós, a alegria brota da certeza de um coração enraizado em Deus. A proximidade com Deus torna o cristão aberto e solidário uns com os outros. Ver e apreciar tudo o que há de bom nos outros com um olhar otimista, é um aspecto que provém da certeza de ser e estar em Deus. Intensificamos nossa espera pelo Messias. Uma profunda alegria se expressa e reaviva nossa esperança na proximidade da festa do Natal de Jesus, que deve ser entendido como a presença de Deus no meio do povo, é iniciativa divina que possibilita-nos participar de sua salvação. Eis o sentido principal do “Domingo da Alegria”, esta exultação manifesta-se no coração dos homens e mulheres que aguardam a vinda do Deus menino. Alegremo-nos todos no Senhor pois ele está perto!
Canto: Alegrai-vos, Ele está bem perto. / Sim, alegrai-vos mais no Senhor!

1) Leitura atenta da Palavra Uma posição corporal adequada e um local agradável e calmo são essenciais. Procure silenciar a mente e peça o auxílio do Espírito Santo.
Leia o texto de Mt 11,2-11, até que o relato apresentado se torne familiar, ou seja, as cenas comecem a fazer sentido. Identifique no texto as palavras de Jesus, de seus ensinamentos ou frases que chamaram sua atenção. Deixe ser conduzido pelo Espírito Santo. Os ensinamentos de Jesus deixaram João Batista em dúvida. Ele esperava como o povo, um Messias que eliminaria o pecado do mundo, impondo um juízo rigoroso de Deus. Mas veio um Messias dedicado a curar feridas e aliviar os sofrimentos. Por isso pergunta: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro”? O Deus de Jesus Cristo e o Deus de João Batista é um Deus que faz acontecer a vida onde ela está sendo prejudicada, excluída e até destruída. Nas vésperas de mais um Natal, quais são os sentimentos e pensamentos que habitam nossas vidas? Deixemos que o Deus da Paz nos alcance e nos transforme por dentro para que o Natal seja um tempo de muita luz e graça em todos os momentos de nossa vida.

2) Meditação Reflita, calmamente, sobre o que esse trecho do Evangelho transmite a você. A Palavra de Deus continua nos falando até os dias de hoje. Se uma palavra ou frase chamou sua atenção, pode repeti-la várias vezes. Procure ver no texto detalhes, como: o lugar, as ações dos discípulos, as ações de Jesus. Imagine a cena do Evangelho. Contemple-a. Viva-a. O tempo do Advento nos coloca sempre de novo diante desta questão central de nossa fé: Quem é Jesus? Quem é Aquele que anunciamos como o Salvador do mundo? Também hoje há pessoas que se perguntam, se Jesus é mesmo “o Cristo de Deus”, Aquele que nasceu para ser Emanuel – “Deus conosco”. Cremos nele, de fato? Quem vai falar de Jesus a essas pessoas hoje? Como estamos preparando o coração para celebrar a encarnação de Jesus na celebração do Natal que se aproxima? Somos nós as testemunhas de Jesus Cristo no nosso tempo? Sou capaz de me interrogar? Capaz de ouvir as dúvidas dos outros? Sou capaz de dialogar? O Papa Francisco afirma que “curar feridas” é uma tarefa urgente. É necessário à Igreja, uma capacidade de acolhida, proximidade, oferecimento de calor aos corações frios e desanimados. Devemos cuidar das pessoas: saber dialogar, descer à noite escura acompanhando-as como bom samaritano que lava, limpa e consola. Ao confiar sua missão aos discípulos, Jesus os envia a proclamar a proximidade do Reino de Deus e curar os doentes.

3) Oração Deixe que essa frase se torne uma conversa com Deus, ou seja, uma oração. Procure se expressar de forma espontânea, da maneira como você conversaria com um(a) amigo(a), dizendo após cada prece: Vinde Senhor, escutar o vosso povo!

4) Contemplação A figura de João Batista é de novo proposta como exemplo para nossa caminhada de advento. O tempo está se completando. Contemple este mistério de Deus que vem, às vezes, agindo de um jeito que não pensávamos que fosse possível. Queremos aprender com o Batista a não ter medo de duvidar; é na dúvida que a fé autêntica pode crescer e se tornar sólida. Mas, queremos, sobretudo, é abraçar o Reino com seus valores e a humanidade nova proposta por Jesus, da qual somos construtores. É assim que podemos perceber o Senhor que já está aqui, no meio de nós!

5) Rezar a Ladainha do Advento e após um Pai Nosso e Ave Maria.

Oh, Senhor… Vem, Senhor Jesus! Sabedoria… Aleluia! Vem, renova-nos… Vem Senhor Jesus! Nosso desejo… Aleluia! Nosso anseio…Vem, Senhor Jesus Oh, prometido… Aleluia! Nosso Messias… Vem, Senhor Jesus! Oh, Esperado… Aleluia! Luz das nações… Vem, Senhor Jesus! Luz das trevas… Aleluia! Ressuscitado… Vem, Senhor Jesus! Senhor da Glória… Aleluia! Oh, Desejado… Vem, Senhor Jesus! Oh, Amado… Aleluia! Entre nós… Vem, Senhor Jesus! Dentro de nós… Aleluia! Vem, Messias… Vem, Senhor Jesus! Oh, Justiça… Aleluia! Mora entre nós… Vem, Senhor Jesus! Misericórdia… Aleluia! Vive entre nós… Vem, Senhor Jesus! Nossa força… Aleluia! Dentro de nós… Vem, Senhor Jesus! Liberdade… Aleluia! Salva teu povo… Vem, Senhor Jesus! Nossa cura… Aleluia! Tira a dor… Vem, Senhor Jesus! Oh, conforto… Aleluia! Dá esperança… Vem, Senhor Jesus! Nossa alegria… Aleluia! Preencha-nos … Vem, Senhor Jesus! Sabedoria… Aleluia! Vem, renova-nos… Vem, Senhor Jesus! Nosso desejo… Aleluia! Nosso anseio… Vem, Senhor Jesus! Oh, prometido… Aleluia! Nosso Messias… Vem, Senhor Jesus! Oh, Esperado… Aleluia! Luz das nações… Vem, Senhor Jesus! Luz das trevas… Aleluia! Ressuscitado… Vem, Senhor Jesus! Senhor da Glória… Vem, Senhor Jesus! Oh, Desejado… Aleluia! Oh, Amado… Vem, Senhor Jesus! Entre nós… Aleluia! Dentro de nós… Vem, Senhor Jesus!
Texto: Colaboração da Maria Ilda Mendonça / Pedagoga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação / Coordenadora do Terço da Praça Coreto Setor III Nossa Senhora da Visitação / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas / FAJE Faculdade Jesuíta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *