Search
Tuesday 22 September 2020
  • :
  • :

Setembro: Mês da Bíblia

PASCOM Maria Serva do Senhor – 01 de Set. de 2020

PARÓQUIA MARIA SERVA DO SENHOR PROMOVE LIVES PARA DEBATER SOBRE O MÊS DA BÍBLIA

Em 2020, o livro escolhido para estudo no Mês da Bíblia é o Deuteronômio, com o lema: “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11).

Eduardo Martins, Jornalista. _________________________

Começa nesta terça-feira (01), a partir das 19h, o Encontro Bíblico dedicado ao Mês da Bíblia. As transmissões serão realizadas pelo Instagram da Paróquia Maria Serva do Senhor.Os encontros virtuais serão mediados pelo padre Gleición Adriano Silva e Maria Ilda Mendonça, coordenadora do Terço no Setor Nossa Senhora da Visitação (Setor 3).

“Nesta terça-feira vamos começar o Estudo Bíblico que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) propõe, este ano, vamos estudar o livro do Deuteronômio com um grande panorama. Você pode comprar o Livro na Paulinas, ou acessar pelo site da Igreja e acompanhar estes encontros junto aos setores paroquiais”, adiantou o padre Gleición Adriano.

De acordo com Maria Ilda Mendonça, o curso “Encontro Bíblico: Mês da Bíblia 2020” terá uma duração de cinco lives no mês de setembro e afirma que terá um texto preparatório para reflexão. “É um momento muito importante para conhecer, aprender e aprofundar a Palavra de Deus.

A leitura deste livro buscará a companhia dos profetas que falam em defesa do sagrado direito à vida com dignidade do povo, contra seus opressores. Além da apresentação de leis e regras em defesa dos pobres e marginalizados, temos orientação no âmbito da vida comunitária.

Abordam questões sociais como a pobreza, as migrações, os direitos sociais, a justiça e as injustiças. Vale a pena o estudo e servirá de luzes que são necessárias e urgentes em nossas reflexões e ações nos tempos em que estamos vivendo”, relatou.

Confiram a programação completa:

01/09 – 19h – Introdução do livro de Deuteronômio e destacaremos: Quando foi escrito? Onde? Com qual finalidade. Estrutura do Livro e as linhas teológicas do livro.

07/09– Uma visão geral do primeiro discurso de Moisés (Dt 1,1-4,43 e da primeira parte do segundo discurso (Dt 4,44-11,32) e aprofundaremos (Dt 6,4-9 3 7,7-16), que tratam da eleição e da Aliança entre Deus e o povo.

14/09 – Partilha e a dignidade humana. A solidariedade para com o irmão necessitado – texto extraído do segundo discurso de Moisés (Dt 15,7-11)

21/09 – Escolha, pois, a vida (Dt 30,11-20)28/09 – O Senhor irá à sua frente! Dt 31,1-13) que são as últimas palavras de Moisés.“CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO, COM O CORAÇÃO FORTALECIDO PARA ANUNCIAR AS MARAVILHAS DE DEUS”. (Maria Ilda Mendonça)

Maria Ilda Mendonça concedeu uma entrevista à PASCOM e compartilhamos com vocês.

De acordo com seus estudos, o que você pode destacar sobre o lema bíblico abordado?

Maria Ilda de Mendonça “É um livro muito importante e atual, rico de ensinamentos. Apresenta textos de teor humanitário, com leis de proteção para as pessoas mais fracas e empobrecidas.O livro de Deuteronômio evidencia a lei do respeito ao pobre, além do amor e fidelidade, bem como o cuidado com a família, a ética, segurança e escolher caminhos que nos conduzam à vida e jamais à morte. Em tempos de pandemia renovar a nossa aliança com Deus pelo testemunho e solidariedade mútua, o distanciamento social é uma oportunidade para darmos cumprimento à Lei: Amarás ao próximo como a ti mesmo”.

Como os cristãos devem se preparar para o Mês da Bíblia?

Maria Ilda de Mendonça“Um bom estudo bíblico permite um maior conhecimento das Escrituras. Seria muito frutuoso se nossas famílias voltassem à prática de ler a Palavra e aprender novamente a ser uma Igreja Doméstica e fazer uma experiência bonita.Além das lives previstas, vamos empenhar a ler diariamente um pequeno trecho do livro de Deuteronômio juntamente com sua família. É um dos livros mais importantes da tradição judaica e significativo para a tradição cristã, pelas inúmeras citações ou alusões a ele no Novo Testamento”.

“SERIA MAIS UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA A SER REALIZADA NA PARÓQUIA MARIA SERVA DO SENHOR, PORÉM EM VIRTUDE DA PANDEMIA, OS ENCONTROS SERÃO POR LIVES”.(Maria Ilda Mendonça)

Maria Ilda Mendonça: Pedagoga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação / Coordenadora do Terço da Praça Coreto Setor III Nossa Senhora da Visitação / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas / FAJE Faculdade Jesuíta.

Publicação: Pascom/Pastoral da Comunicação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *