Search
Saturday 17 April 2021
  • :
  • :
Última Atualização

São José, valei-nos!

PASCOM Maria Serva do Senhor – 21 de Mar. de 2021

SÃO JOSÉ ,VALEI-NOS!

No Ano de São José, a Paróquia Maria Serva do Senhor realiza o Terço On-line em devoção ao patrono da justiça social, juntamente com os Setores Paroquiais.

Eduardo Martins, Jornalista.

O ano de 2020 foi instituído pelo Papa Francisco como o ano de São José. A data marca os 150 anos da nomeação do Santo como Padroeiro da Igreja Católica. O ano compreende o período de 08/12/20 a 08/12/21 e, na noite da última sexta-feira, (19), às 18h, a Paróquia Maria Serva do Senhor, realizou o Terço Online em devoção a São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo.

O Santo Terço foi conduzido na Paróquia por Padre Gleición Adriano Silva juntamente com algumas pessoas que fazem parte da Equipe Setorial da Comunidade Maria Serva, respeitando todas as recomendações de distanciamento exigidas pelos órgãos competentes. As medidas fazem parte do plano de enfrentamento à pandemia da covid-19 para diminuir o fluxo de pessoas no local.

De acordo com a Determinação da Arquidiocese de Belo Horizonte e Prefeitura, as Igrejas e Templos Religiosos devem estar fechados nesse momento, devido ao alto nível de contaminação pela covid-19 na cidade.As atividades da Paróquia foram suspensas no último dia 15/03, mas elas não pararam, estão acontecendo de forma remota e segura, os fiéis puderam acompanhar o Santo Terço pelas redes sociais (Instagram e Facebook).

A transmissão foi realizada pelos membros da PASCOM Maria Serva, respeitado todos os protocolos de saúde.

DEVOÇÃO A SÃO JOSÉ

São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479. Sua festa é celebrada no dia 19 de março. São Francisco de Assis e, mais tarde, Santa Teresa d’Ávila, foram grandes santos que ajudaram a divulgar a devoção a São José. No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja. O autor desta declaração foi o Papa Pio IX. No ano de 1889, o Papa Leão XIII, num de seus grandes documentos, exaltou as virtudes de São José. O Papa Bento XV declarou São José como o patrono da justiça social.

Para ressaltar a grande qualidade e poder de intercessão de São José como “trabalhador”, O Papa Pio XII instituiu uma segunda festa em homenagem a ele, a festa de “São José operário”. Esta, acontece no dia primeiro de maio.São José é invocado também como o padroeiro dos carpinteiros. Na arte cristã ele é representado tendo um lírio na mão, representando a vitória dos santos.

Algumas vezes ele aparece também com o menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro.

FONTE: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-jose/148/102/

O ANO DA FAMÍLIA AMORIS LAETITIA

É na Festa da Sagrada Família, 27 de dezembro de 2020, que o Papa Francisco no Angelus anuncia o Ano dedicado à Família Amoris laetitia. O início é 19 de março de 2021, cinco anos após a publicação da Exortação Apostólica; a conclusão está marcada para 26 de junho de 2022, por ocasião do décimo Encontro Mundial das Famílias em Roma. “Um ano – ele explica ao anunciar o Ano – de reflexão, uma oportunidade para aprofundar os conteúdos do documento”. Coordenando as iniciativas pastorais, espirituais e culturais está o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida que, em seu site em 5 idiomas, www.amorislaetitia.va, disponibilizou subsídios e anunciou conferências e estudos aprofundados sobre o documento pontifício.

É o próprio Papa que esclarece, no texto no número 5, a importância de Amoris laetitia:“Esta Exortação adquire um significado especial no contexto deste Ano Jubilar da Misericórdia. Primeiro, porque a entendo como uma proposta para as famílias cristãs, encorajando-as a apreciar os dons do matrimônio e da família, e a manter um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência. Em segundo lugar, porque se propõe a encorajar a todos a serem sinais de misericórdia e proximidade onde a vida familiar não é perfeitamente realizada ou não se desenvolve em paz e alegria”.

O ANO DE SÃO JOSÉ

É José quem cuida deste tesouro, “como chefe da família”, é Ele – escreve Francisco no Patris Corde – que nos ensina que “ter fé em Deus também inclui acreditar que Ele pode operar mesmo através de nossos medos, nossas fragilidades, nossas fraquezas”. “É o verdadeiro milagre com o qual Deus salva a Criança e sua mãe”, confiando em sua “coragem criativa”. A esta figura muito amada pelos fiéis, 150 anos após sua proclamação como Patrono da Igreja Universal graças ao decreto do Papa Pio IX Quemadmodum Deus, Francisco decidiu dedicar um Ano a São José.

Ele também concedeu o “dom das Indulgências especiais” até 8 de dezembro de 2021 sob as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração de acordo com as intenções do Papa.

FONTE: https://www.vaticannews.va/…/amoris-laetitia-sao-jose…

Foto: Luciana de Santandrea/Membro Pascom Pastoral da Comunicação / Equipe Setorial

Publicação: Pascom / Pastoral da Comunicação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *