Search
Thursday 28 March 2024
  • :
  • :

Quinto Domingo da Quaresma

Eu sou a ressurreição e a vida

Jo 11, 1-45

Cantemos: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO, EIS O DIA DA SALVAÇÃO: AO PAI VOLTEMOS, JUNTOS ANDEMOS. EIS O TEMPO DE CONVERSÃO

Cristo se apresenta como a ressurreição e a vida. Vida que foi restituída a Lázaro e que está ligada à amizade, ao amor fraterno, à compaixão. Jesus quer mostrar-nos que a presença do Senhor faz brotar a esperança principalmente nesta Quaresma de 2020 que está marcada pela pandemia do novo coronavírus.

Jesus vem ao nosso encontro e brada-nos como fez a Lázaro: “Sai para fora”! Sai da sua enfermidade física e moral, da sua preguiça, do seu egoísmo… da sua indiferença com a vida em nosso Planeta e com tudo o que Deus criou e, deixou para que usássemos de forma sensata e saudável.

Leia o texto Jo 11,1-45 e com voz forte, reze e louve a Deus que o acorda do sono da morte para dar vida nova. Louve por acordar.

Após a leitura atenta e sem pressa vamos refletir que enquanto cristãos somos desafiados a desatar as amarras do nosso coração e sermos guardiões da obra da criação de Deus, amada e desejada por Ele.

• Que amarras precisamos desatar: orgulho, avareza, inveja, ira, impureza, gula, preguiça, indiferença, mentira, individualismo, comodismo, mediocridade ou egoísmo?

• Qual é a nossa atitude em relação à defesa da vida em nossa família e comunidade?

• O que nos impede de ajudar as pessoas a se libertar dos empecilhos que não as deixam viver na dignidade autêntica de filhos e filhas de Deus?

Hoje convivemos com a situação da pandemia, medos, ansiedades, mortes, dor, comoção. Assim, diante da certeza que a fé nos dá, somos convidados a viver a vida sem
medo.

A vida é esperança. A esperança faz-nos escutar os seus apelos e caminhar.

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?” Que essa afirmação e pergunta de Jesus, dirigidas a Marta, ressoe também no íntimo de cada um de nós.

Com entusiasmo e esperança possamos renovar a profissão de fé, rezando o Credo.

** Material preparado pela Maria Ilda de Mendonça:Pedagoga pela PUC Minas / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas – FAJE / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação Maria Serva /Coordenadora do Terço Praça do Coreto Setor III – N.Sra. Visitação / Membro da Equipe Setorial Maria Serva **.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *