Search
Thursday 9 April 2020
  • :
  • :

Quarto Domingo do Advento

“Não tenhas receio de receber Maria, tua esposa”.
Mt 1,18-24

Dirigente – Juntos com Maria, plena da graça de Deus, estamos celebrando o 4º. Domingo do Advento que proclama a chegada do Emanuel: “Deus-conosco”. Jesus veio ao encontro dos homens para lhes oferecer uma proposta de salvação e de vida nova.

Canto: Das alturas orvalhem os céus e as nuvens, que choram justiça, que a terra se abra ao amor e germine o Deus Salvador. (Bis)

1) Leitura atenta da Palavra
Procure, agora, com a Bíblia aberta, colocar-se em oração, fazendo o “Sinal da Cruz”. Peça a presença do Espírito Santo, deseje ouvir a Palavra de Deus. Esse caminho o ajudará muito a escutar e a guardar a Palavra.

Leia o texto de Mt 1,18-24, lentamente, duas ou mais vezes. Repita várias vezes uma palavra que o atraiu, com muita atenção e carinho. Permita, no silêncio, ser habitado pela Palavra, tanto por esse Evangelho quanto por outras passagens que sua memória suscitar.

2) Meditação
A atitude de silêncio interior de José pode ser entendida como o tempo da meditação, de intimidade profunda com Deus, de deixar que Ele fale por nós. Quando nós levamos as nossas preocupações a Ele, o Senhor as faz suas; então, não somos nós que falamos, mas o Espírito do nosso Pai que fala por nós. Basta fazer a nossa parte, que consiste somente em confiar e saber esperar no Senhor que tudo pode. José não precisou falar alto. Simplesmente, contemplando o sucedido e rezando, calou-se.
➢ Maria se encontra grávida por obra do Espirito Santo, José seu noivo, o que pensa e porquê?
➢ Dentro da família e da comunidade, sou tentado a recusar o dom do outro, só porque não vem de mim? Considero o outro como dom de Deus?
➢ Quantas vezes nos arrependemos por tomar decisões muito rapidamente, às vezes com a “cabeça quente”?

3) Oração
Reze, inspirando-se na palavra que você meditou, isto é, que você recitou várias vezes com a boca, a mente e o coração.
O convite para a oração de hoje é nos silenciarmos para ouvir o que Deus tem a nos pedir neste momento. Situações adversas necessitam de um esclarecimento e aconselhamento divino. Colocarmo-nos diante do Senhor, com nossas dúvidas, nossas aflições e deixar que Ele indique o caminho. Após cada prece, diga: São José, ajude-nos a ser confiante e disponível nas mãos de Deus.

4) Contemplação
Coloque-se em profundo silêncio diante do Senhor. Como é importante saber ouvir! Não conseguiremos obedecer ao Senhor se não estivermos preparados para ouvir o que Ele tem a nos dizer, a nos pedir. Assim como Maria, atenta à vontade de Deus, soube dizer sim e acolher em seu seio o Filho do Altíssimo, José, por sua vez, também atento à mesma vontade, soube dizer sim e participar da vida que o Deus encarnado iria viver.

5) Rezar a Ladainha do Advento e após um Pai Nosso e Ave Maria. Oh, Senhor… Vem, Senhor Jesus! Sabedoria… Aleluia! Vem, renova-nos… Vem Senhor Jesus! Nosso desejo… Aleluia! Nosso anseio…Vem, Senhor Jesus Oh, prometido… Aleluia! Nosso Messias… Vem, Senhor Jesus! Oh, Esperado… Aleluia! Luz das nações… Vem, Senhor Jesus! Luz das trevas… Aleluia! Ressuscitado… Vem, Senhor Jesus! Senhor da Glória… Aleluia! Oh, Desejado… Vem, Senhor Jesus! Oh, Amado… Aleluia! Entre nós… Vem, Senhor Jesus! Dentro de nós… Aleluia! Vem, Messias… Vem, Senhor Jesus! Oh, Justiça… Aleluia! Mora entre nós… Vem, Senhor Jesus! Misericórdia… Aleluia! Vive entre nós… Vem, Senhor Jesus! Nossa força… Aleluia! Dentro de nós… Vem, Senhor Jesus! Liberdade… Aleluia! Salva teu povo… Vem, Senhor Jesus! Nossa cura… Aleluia! Tira a dor… Vem, Senhor Jesus! Oh, conforto… Aleluia!
Dá esperança… Vem, Senhor Jesus! Nossa alegria… Aleluia! Preencha-nos … Vem, Senhor Jesus! Sabedoria… Aleluia! Vem, renova-nos… Vem, Senhor Jesus! Nosso desejo… Aleluia! Nosso anseio… Vem, Senhor Jesus! Oh, prometido… Aleluia! Nosso Messias… Vem, Senhor Jesus! Oh, Esperado… Aleluia! Luz das nações… Vem, Senhor Jesus! Luz das trevas… Aleluia! Ressuscitado… Vem, Senhor Jesus! Senhor da Glória… Vem, Senhor Jesus! Oh, Desejado… Aleluia! Oh, Amado… Vem, Senhor Jesus! Entre nós… Aleluia! Dentro de nós… Vem, Senhor Jesus!

Texto: Colaboração da Maria Ilda Mendonça / Pedagoga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação / Coordenadora do Terço da Praça Coreto Setor III Nossa Senhora da Visitação / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas / FAJE Faculdade Jesuíta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *