Search
Saturday 17 April 2021
  • :
  • :
Última Atualização

Leitura Orante – Jo 6,22-29

Atenção!

Reflexões para os Setores – Padre Gleicion Adriano e Maria Ilda.

Leitura Orante hoje, apenas pelo INSTAGRAM, às 19 horas.

Acessem!

Leitura orante João 6,22-29

Acolhamos com docilidade tudo o que o Senhor deseja nos comunicar.

Invocar o Espírito Santo

Leitura atenta da Palavra

Breve meditação

São João não relata a instituição da Eucaristia. Em compensação, ele nos dá de presente um capítulo inteiro, o capítulo sexto, sobre o Pão da Vida. Jesus é o Pão da Vida, que alimenta a humanidade e que alimenta, de modo muito particular, com o Pão e o Vinho da Eucaristia, aqueles que nele creem. A multidão que seguia Jesus percebeu que ele tinha chegado em Cafarnaum sem ter entrado no barco dos discípulos. Alguma coisa extraordinária tinha acontecido. Jesus já tinha feito sinais que indicavam quem ele era e o que viera fazer neste mundo. As pessoas viam os sinais, mas não percebiam o seu alcance. Eram imediatistas e bem materialistas. Jesus tinha multiplicado os pães e os peixes, mas eles não perceberam a importância da partilha. Quiseram fazê-lo rei para terem pão sem muito esforço. Queriam pão para comer.
No início de mais uma semana, em sintonia com a Palavra de Deus, acolhemos o convite de Jesus para trabalharmos pelo alimento que não perece e que permanece até a vida eterna. Este alimento é o próprio Jesus. Que Ele nos acompanhe neste dia, em nossos trabalhos, estudos, em todas as atividades que realizarmos, e nos sacie com seu amor e sua paz. Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, enviai sobre nós, como prometestes, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor.

➢ Leitura

O que o texto diz. Depois de uma leitura atenta, detenha-se nas palavras que mais chamaram sua atenção. O que procura a multidão? De que forma Jesus a acolhe? Qual questionamento Jesus faz para a multidão? Quais perguntas a multidão dirige a Jesus? Qual é o tema central da narrativa? O que significa praticar as obras de Deus?

➢ Meditação

O que o texto diz a você? O que significa crer em Jesus, o Pão da Vida? Para quais fomes e necessidades humanas procuramos em Jesus a resposta? A obra de Deus é crer em Jesus. O que significa para você crer em Jesus?

➢ Oração

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e experienciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

➢ Contemplação

Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Deixar que as pessoas, caso queiram, manifestem escrevendo frases ou palavras que mais chamaram sua atenção.

Quando da oração espontânea: importante ressaltar nossa conversa com Deus, nosso amigo íntimo, pedir perdão.

Louvar, agradecer.

Enfatizar que a ação na Lectio Divina seja frutuosa, é necessário que você realize algo concretamente (ajudar o próximo, pedir perdão, falar sobre o amor de Deus, visitar um doente etc.) e que seja fruto de sua oração).

Pai Nosso, Ave Maria.

Benção.

Roteiro elaborado pela: Maria Ilda Mendonça / Pedagoga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação / Coordenadora do Terço da Praça Coreto Setor III Nossa Senhora da Visitação / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas / FAJE Faculdade Jesuíta.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *