Search
Thursday 28 October 2021
  • :
  • :
Última Atualização

Leia a Palavra de Deus e dê testemunho

 

Setembro é uma época tão esperada aqui no Brasil: os jardins e a natureza dão o seu show natural. É a primavera. O verde, as flores, os pássaros e o cheiro de natureza encanta, nos dá uma sensação agradável quando percorremos parques, jardins e residências de pessoas que se dedicam a cuidar deste cenário abençoado por Deus.

Diante deste fato lembrei-me de um grande santo sábio e importante da história da humanidade e da Igreja Católica que teve um cenário como este para começar o seu processo de conversão e missão cristã. Foi Santo Agostinho, que algumas vezes, quando repousava no jardim de sua residência, ao observar a beleza da natureza, sentiu o chamado de Deus que o convidava para ler as sagradas escrituras: “Toma e leia”. Ele não hesitou. Ao ler os Evangelhos e Cartas de Paulo as Palavras Sagradas transformaram a sua vida.

Estamos no mês da Bíblia e o convite individual para “ler a Palavra de Deus” é extensivo a cada um de nós. Neste ano a Igreja Católica aqui no Brasil nos convida a ler a Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, que será o livro Texto-Base para as reflexões. Inspirado no tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e com o lema “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (1Ts 2,8), é bastante sugestivo que também nós possamos experimentar as autênticas orientações e atitudes evangelizadoras do apóstolo Paulo. 

Segue aqui algumas informações para incentivar os nossos estudos dessa 1ª Carta aos Tessalonicenses:

Tessalônica é uma das principais cidades da Macedônia, e aparentemente a maioria dos recém convertidos ao cristianismo não eram judeus. O Apóstolo Paulo ficou por lá um bom tempo no serviço da evangelização. Depois de várias semanas de árduos trabalhos, Paulo se dirige para Atenas, na Grécia. De lá enviou Timóteo para saber da repercussão de sua evangelização e para obter notícias novas. Quando Timóteo retorna e percebe o ambiente envia as notícias que fizeram com que Paulo escrevesse a carta.

São escritos sinceros que demonstram um grande respeito, amor fraterno e preocupação apostólica. As explicações de Paulo nesta cartatentava responder à comunidade cristã sobre as suas preocupações quanto aos questionamentos que ali surgiram: 1) Havia adversários judeus dizendo que Paulo não tinha autoridade divina (1.5), e que seu interesse era extorquir dinheiro (2.9); 2) Paulo queria demonstrar sua alegria com a volta de Timóteo e em saber que os tessalonicenses estavam firmes na fé (3.6-10); 3) A possibilidade de muitos crentes voltarem à práticas pagãs como a prostituição (1.9; 4.3-8); 4) Problemas e dúvidas relacionados volta de Cristo: desvantagem dos que dormem em relação aos que vivem (4.13-18); com relação aos tempos e épocas da volta de Cristo (5.1-11); e outros problemas éticos quanto à autoridade e questões de ociosidade (4.11-12 e 5.12-14).

Diante das questões colocadas na Carta aos Tessalonicenses, vamos neste período de aprofundamento bíblico fazer pesquisas, estudar e conversar mais sobre os textos. Procuremos nos tornar mais íntimo da Palavra de Deus para que Ela nos inspire a viver melhor e tornar presente os grandes ensinamentos e lutas pela dignidade da vida ensinadas de Jesus Cristo.

Não se esqueça: “para experimentar Deus é preciso viver intensamente, todos os dias, tudo aquilo que for puramente humano”. Portanto, o respeito, a ternura, o carinho, a atenção, o diálogo, o perdão e a valorização da vida são obrigações do cristão como testemunho do amor a Deus. Como Jesus se fez humano e viveu intensamente essa pureza de vida, Ele quer que cada um de nós passe por esta sensação e a manifestemos nas nossas atitudes para “ser santo” em tudo o que fizer. Esse é um convite pessoal intransferível.

Neste mês bíblico pratique a leitura da Palavra de Deus!

 

Padre Gleición Adriano da Silva 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *