Search
Thursday 18 April 2024
  • :
  • :

3º Domingo da Páscoa – Fica conosco,Senhor!

Lucas 24,13-35 Fica conosco, Senhor!

Canto: “Fica conosco, Senhor, é tarde, a noite já vem. Fica conosco, Senhor, somos teus seguidores também”.

Um texto maravilhoso e catequético. O chamado discípulos de Emaús.

Estamos vivendo um tempo difícil, que exige de nós bastante esforço para viver a fé, tanto na dimensão afetiva quanto econômica.

No dia da ressurreição de Jesus, dois discípulos voltavam para a aldeia de Emaús, após o drama da paixão e morte do Mestre, tristes e decepcionados, sem fé e esperança. Conversam e discutem entre si. Havia largado tudo para segui-Lo. Estavam fascinados, mas acabara o encanto.
Acontece que Jesus começa a caminhar com eles, sem se dar a conhecer e os vai tirando do desencanto e desânimo.
Iluminados pela Palavra, começam a entender tudo o que aconteceu. A morte eliminou Jesus, mas não sua mensagem e seu projeto. Entenderam que ele continua vivo e presente na caminhada do dia a dia, no diálogo fraterno, fundamentado na Palavra, e, principalmente, na partilha do pão, do alimento. Entenderam que o que estava morto vive novamente e foi ao encontro de sua comunidade. A fé dos dois, pouco a pouco, vai despertando e ficando cada vez mais clara. Seu coração começa a arder, e a esperança vai animando-os. Jesus voltou ao Pai, mas sem abandonar a humanidade: continua caminhando com ela. A comunidade cristã necessita iluminar os acontecimentos do dia a dia com a Palavra de Deus. Devemos entender que Cristo sofreu muito por amor a nós e que, somente olhando para o seu sofrimento, o nosso sofrimento adquire uma dimensão redentora. Somos, então, fortalecidos por Cristo. A nossa vida é fugaz, querendo ou não, de uma forma ou de outra, o sofrimento um dia baterá à nossa porta, e já o está batendo. É Cristo quem dá verdadeiro sentido para entender e viver com serenidade, mesmo diante do sofrimento.

Fica conosco, Senhor, quando nos sentimos fragilizados por essa pandemia e nossa fé parece insuficiente. Será que sua Palavra nos aquece, neste momento?

Fica conosco, Senhor, mesmo quando é difícil reconhecê-lo na fração e partilha do pão. E qual o nosso sinal? Como somos reconhecidos? Como o testemunhamos?

Por isso, como os discípulos de Emaús, devemos pedir a Deus, mais do que tirar a dor e o sofrimento: “Permanece conosco, cai a tarde e o dia já declina.”

Texto: Colaboração da Maria Ilda Mendonça / Pedagoga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação / Coordenadora do Terço da Praça Coreto Setor III Nossa Senhora da Visitação / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas / FAJE Faculdade Jesuíta.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *