Search
Friday 27 November 2020
  • :
  • :

´´A vida é missão: Eis-me aqui, envia-me´´(Is 6,8)

PASCOM Maria Serva do Senhor – 03 de Out. de 2020

O MÊS DE OUTUBRO É DEDICADO ÀS MISSÕES

Em 2020, o Mês Missionário terá como tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Eduardo Martins, Jornalista.

Na próxima segunda-feira (05), a partir das 19h, vamos dar continuidade aos Encontros Bíblicos, seguindo os roteiros da Arquidiocese para o mês de outubro, dedicado às Missões. Para celebrar o mês missionário, serão realizadas pelo Instagram da Paróquia Maria Serva do Senhor, encontros virtuais mediados pelo padre Gleición Adriano Silva e Valéria Dreesler, Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística.

Neste ano, a Campanha Missionária 2020 traz uma mensagem de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária.

Segundo Valéria Dressler, a campanha nos convida a refletir sobre o compromisso missionário. “Pelo nosso batismo somos participantes da missão de Cristo – missão de evangelizar, de colaborar com sua obra de salvação. O compromisso missionário é fruto da ação do Espírito Santo na vida da Igreja e em nossos corações”, explica.

Ainda de acordo com a Ministra Extraordinária da Comunhão, no mês de outubro celebra-se a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, proclamada pelo Papa Pio XI , em 14 de dezembro de 1927, Padroeira Universal das Missões, juntamente com São Francisco Xavier. “Dela podemos aprender, dentre tantas coisas, que cada um de nós pode ser um grande missionário, vivendo o amor como oferta a Deus, a partir dos mais pequeninos gestos, na família, no trabalho, na igreja, onde quer que estejamos; e que a oração é o alicerce e alimento da missão”, conclui.

Valéria Dressler, em entrevista relata a sua vocação como Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística a serviço da vida e da igreja.

Qual é o seu propósito como missionária?

Valéria Dressler “Aprender! Crescer! Caminhar! Assumir, sempre mais, a vocação de ser discípula missionária de Jesus. Aprofundar a vida de oração, servir com dedicação à Paróquia, como Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística e contribuir com a Obra Social da Paróquia”.

O que é ser missionária?

Valéria Dressler “É atender ao mandato de Jesus – anunciar o Evangelho, a boa-nova do Reino; é seguir os seus passos. Jesus foi o Missionário do Pai. Passou pelo mundo fazendo o bem, anunciando e vivendo o amor misericordioso de Deus. É sair de si mesmo, deixar o egoísmo e o comodismo; ir ao encontro do outro nas mais diversas situações. Acolher, levar ajuda a quem precisa escutar a Palavra de Deus, a quem precisa do pão de cada dia, do aconchego, do abraço fraterno, da solidariedade, e do estímulo para seguir a vida, com fé e esperança. O Papa Francisco insiste na proposta de uma Igreja “em saída”, em permanente estado de missão. Essa saída não se dá, apenas, percorrendo grandes distâncias; pode acontecer dentro da família, do trabalho, da comunidade, da sociedade, a partir de pequenos gestos de amor, colocados a serviço da vida”.

Missão. Obrigação ou Compromisso?

Valéria Dressler “O mês de outubro é um tempo propício para refletirmos que evangelizar é missão de todo batizado. Não é imposição, obrigação. É uma atitude espontânea, de reconhecimento e gratidão, por tudo que o Senhor realiza em favor da vida plena que ele quer para todos nós. É resposta de amor, fruto da ação do Espírito Santo, da necessidade do coração de compartilhar a nossa experiência pessoal com Jesus e sua obra de Salvação”.

Qual experiência de vida missionária realizada na Paróquia Maria Serva do Senhor que pode nos relatar?

Valéria Dressler “Na Paróquia Maria Serva do Senhor, tive a oportunidade de servir em algumas pastorais: como Catequista de Primeira Eucaristia, de Crisma, trabalhando com crianças, jovens e adultos; como Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística, Ministra da Palavra e Coordenadora da Pastoral Litúrgica. Fiz parte da Renovação Carismática, bem no começo da criação deste movimento na Comunidade Maria Serva, experiência que continua muito viva em meu coração. Durante alguns anos, no mês de outubro, participei, junto aos Setores, de Visitas Missionárias aos moradores do bairro, levando uma mensagem de acolhida, de carinho, de informações sobre o funcionamento da Paróquia e de suas atividades. Antes de nos tornarmos Paróquia, como Comunidade da Paróquia São Tiago Maior, visitamos a Vila São José, para conhecer de perto sua realidade – experiência muito enriquecedora. Nesse tempo de pandemia, tenho ajudado, pelas lives, a desenvolver os Encontros Bíblicos, seguindo os roteiros da Arquidiocese. Nada de extraordinário, mas tudo realizado com muito amor e dedicação”.

Como mobilizar os cristãos a se envolverem nesta Campanha cujo lema será: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)?

Valéria Dressler “Penso que a Campanha Missionária é um assunto que deve perpassar as atividades da Paróquia, neste Mês Missionário. Nesse sentido, a Pastoral da Comunicação pode prestar uma grande ajuda, juntamente com os Coordenadores das Pastorais, informando, refletindo o sentido do tema e lema, e conscientizando sobre a importância do envolvimento de todos na Campanha, para que seus objetivos sejam alcançados. Importante também, a divulgação da Novena Missionária”.

“QUE MARIA, A SERVA DO SENHOR, SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS E SÃO FRANCISCO INTERCEDAM SEMPRE POR NÓS, PARA QUE O ESPÍRITO SANTO RENOVE O NOSSO ARDOR MISSIONÁRIO, E ASSIM, POSSAMOS ANUNCIAR COM ALEGRIA E ENTUSIASMO, O CRISTO JESUS, COM A SUA BOA NOVA DO REINO”.

Valéria Dreesler

Publicação: Pascom/Pastoral da Comunicação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *