Search
Tuesday 2 June 2020
  • :
  • :

6º Domingo da Páscoa

Não estamos sozinhos (Jo 14,15-21)

Somos preparados a partir do 6º. domingo da Páscoa para as duas solenidades que se aproxima. Ascensão e Pentecostes.


Ascensão marca a ida definitiva de Jesus para junto do Pai, e Pentecostes, o envio do Espírito Santo que guiará os discípulos na missão, tornando-os discípulos e missionários de Jesus.

Em At 8,5-8.14-17, vemos Filipe colocando em prática o que aprendeu. Ele fala dos ensinamentos de Deus, e a multidão escuta atenta e guarda as suas palavras. A notícia se espalha e chega até Jerusalém. As pessoas não ouviam somente falar dos sinais da presença do Cristo ressuscitado pela boca de Filipe; eles viam o Cristo através dele. A missão de Filipe consistia em batizar os que acolhiam a Palavra de Deus. Pedro e João foram enviados para ajudar na concretização da missão. Assim, pela imposição das mãos receberam o dom do Espírito Santo (At 8,17).

Assim com o Espírito Santo, eles estariam prontos para dar razão às suas esperanças, bons modos e respeito como afirma o texto da carta de 1Pd 3,15-18. Estavam capacitados e fortalecidos para enfrentar os desafios da missão, como as difamações.

Para que tenhamos o Espírito Santo conosco, é preciso amar a Jesus, porque somente quem o ama guarda verdadeiramente o que Dele aprendeu. A nossa forma de mostrar o nosso amor por ele é guardando tudo aquilo que ele mesmo nos ensinou. Mas para amar precisamos conhecê-lo. Convido você neste tempo de isolamento social que estamos vivendo para buscar entender.

Acolho Jesus com coração simples e confiado? Permito abrir espaço para que Ele atue com liberdade, inspirando-me e fazendo-me mais criativo(a)?

Jesus ainda deixa claro que quem guardar seus mandamentos não ficará só: “Ele pedirá ao Pai e será enviado o Espírito Santo” (Jo 14,16). Assim, para obtermos o auxílio do Espírito Santo, nós precisamos ser exemplos de Jesus na vivendo e sendo revivido em cada gesto de amor, de solidariedade e de compromisso com o seu projeto.

Assim Jesus nos consola, conforta e encoraja para a missão. Ele estará conosco através do Espírito Santo.

Texto: Colaboração da Maria Ilda Mendonça / Pedagoga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação / Coordenadora do Terço da Praça Coreto Setor III Nossa Senhora da Visitação / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas / FAJE Faculdade Jesuíta.

#pascom




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *