Search
Tuesday 2 June 2020
  • :
  • :

Ascensão do Senhor

Ascensão do Senhor

“Eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” – Mt 28,16-20

Celebrar a Ascensão do Senhor é celebrar o compromisso definitivo de colocar em prática os seus ensinamentos, indo para a missão e fazendo discípulos dele todos os povos, como ele havia recomendado.

A ida de Jesus para junto do Pai significa, sua eterna presença entre nós, todos os dias. Ele se faz presente quando celebramos a Eucaristia, quando proclamamos a Palavra de Deus, quando nos empenhamos nos trabalhos pastorais e na vivência de comunidade fraterna, quando socorremos os necessitados, quando praticamos obras de caridade.

A Ascensão é o nascimento da Igreja missionária, guiada pela Espírito Santo.

Neste pequeno texto com apenas cinco versículos, com um conteúdo precioso, que comporta uma importância ímpar para a vida da Igreja desde os seus primórdios.

Vemos a despedida de Jesus que ordena aos apóstolos: “Ide e fazei meus discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Aqui, Ele está, de fato, fazendo uso da sua autoridade e, mais uma vez, mostrando a diferença da sua para outras formas de exercício de autoridade. Ele não envia seus discípulos para impor nem dominar, mas para fazer novos discípulos. É a missão que o Salvador deixa à Igreja, a seus discípulos. Esse mandamento é para sempre, pois Ele garante: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo”.

Se a missão é “fazer discípulos”, o que inclui o batismo (ide e batizai) e o ensino (ide e ensinai).

O conteúdo central da catequese é Jesus Cristo: seu ensino e sua prática.

• Vivemos impregnados da essência de Deus, como discípulos e discípulas de Jesus de Nazaré que, Ressuscitado, vive e está presente na história, ajudando-nos a compreender e viver tudo o Ele mesmo ensinou?
• Enquanto comunidade temos certeza dessa presença, e sem medo de lançarmos na missão para compartilhar os seus ensinamentos?
• Estamos de portas abertas para acolher a todos(as) sem distinção?

Ao celebrarmos a ascensão de Jesus Cristo, devemos reacender nossa fé e nossa esperança.

Texto: Colaboração da Maria Ilda Mendonça / Pedagoga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação / Coordenadora do Terço da Praça Coreto Setor III Nossa Senhora da Visitação / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas / FAJE Faculdade Jesuíta.

Publicação: Pascom/Pastoral da Comunicação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *