Menu
Seções
Solenidade de Pentecostes
29 de maio de 2020 Destaque

Solenidade de Pentecostes


“Recebei o Espírito Santo”.


Leia a Palavra de Deus Jo 20,19-23 e recolha com os discípulos na sala do cenáculo, medite, saboreia a alegria de quem reconhece o Senhor pelas feridas do seu amor, acolha o seu Espírito de perdão e perdoar.
Alguns pontos para reflexão.


✓ Como esta Palavra alimenta a nossa fé?✓ Como estavam os discípulos antes de ver Jesus e depois que viram?✓ De onde vem a alegria deles, o dom do Espírito, a missão e a capacidade de perdoar?✓ A alegria é uma característica marcante da comunidade que vive e celebra a presença do Senhor?✓ É o Espírito quem mantém a comunidade alinhada ao projeto de Jesus, porque é ele quem faz a comunidade sentir, viver e prolongar a presença do Ressuscitado como seu único centro?


Celebramos a Solenidade de Pentecostes, encerrando o tempo pascal. É a celebração da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, transformando-os em homens cheios de fé, coragem e ardor missionário. Até então trancados dentro de casa por medo de serem perseguidos pelos judeus, simbolizavam uma comunidade inativa, medrosa, sem perspectivas de futuro. Mas a força do Espírito que Jesus prometera enche-os de coragem e eles saem a proclamar, com entusiasmo, o Evangelho. É a manifestação da Igreja fundada por Jesus para continuar, até o fim dos tempos, sua missão salvadora.


Neste evangelho, Jesus ressuscitado aparece no meio dos apóstolos, deseja-lhes a paz. E soprou sobre eles, concedendo-lhes o dom do Espírito Santo. É o sopro da nova criação, capacitando o ser humano para promover a vida em plenitude.


Devemos prestar muita atenção à afirmação de Jesus: “A quem perdoardes os pecados eles lhes serão perdoados; a quem não perdoardes, eles lhes serão retidos”. Jesus não está dando um poder aos discípulos, mas uma responsabilidade: reconciliar o mundo, levar a paz e o amor do Ressuscitado a todas as pessoas e de todos os lugares. A comunidade cristã tem essa grande missão: fazer-se presente em todas as situações para, assim, tornar presente também o Ressuscitado.


A Igreja, celebrando Pentecostes, renova sua ação missionária e implora ao Espírito de Deus as luzes e os dons necessários para que possa ser fiel à sua missão. Celebrar Pentecostes é celebrar a presença do Espírito em nossas comunidades e em nossas vidas. É Ele quem assiste e ilumina a Igreja para que possa realizar fielmente a missão que Jesus lhe confiou. É Ele quem ilumina a todos nós para que possamos ser discípulos fiéis, dirigindo nossas vidas pelos caminhos do Evangelho de Jesus.


Texto: Colaboração da Maria Ilda Mendonça / Pedagoga / Membro da Pascom – Pastoral da Comunicação / Coordenadora do Terço da Praça Coreto Setor III Nossa Senhora da Visitação / Formação Bíblia em Comunidade pelas Paulinas / FAJE Faculdade Jesuíta.

Publicação: Pascom/Pastoral da Comunicação

Deixe um comentário
*